quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Entrevista: Panço (Jason).


Em 2005 fiz uma entrevista para um site local chamado Estação Hardcore com o Panço; guitarrista de uma das minhas bandas nacionais favoritas: Jason.
Na época, o grupo estava excursionando pelo nordeste e fariam um show aqui em Teresina. Nessa ocasião, até comprei o livro "2001 - Uma Odisséia Pela Europa", de autoria do próprio guitarrista e que guardo carinhosamente autografado em minhas coisas.

1. Bom, Panço, corrija me se estiver errado, essa vai ser a quarta vez aqui em Teresina não? Como vão os preparativos para mais uma turnê aqui pelo nordeste?
É isso sim. Nossa sexta vez no nordeste, mas a quarta em Teresina. Já conseguimos marcar 12 shows. A meta é sempre mais. Acho que vai ser mais ou menos parecido com o ano passado. 16. Só que em menos tempo que ano passado, o que é melhor pra gente. Acho que vai ser melhor ainda que as anteriores.

2. E quanto ao Jason, como é que anda a formação, a cozinha parece estar estabilizada com o De Souza e o David, verdade? E quanto ao vocal, quem está no posto agora?
Sim, eles dois entraram e tão aí, certíssimo. Vão gravar o disco novo já. Quem vai cantar nessa tour agora é o Sergio Wayne. Vamos ver o que acontece depois da viagem. Não sabemos.

3. Por que é difícil assim ter um vocalista fixo no Jason?
Poucas pessoas apareceram, se interessaram em fazer teste. E como tivemos grandes cantores como o Vital e o Glerm, é bem difícil achar alguém à altura.

4. Em relação a material, vocês já estão com alguma coisa para ser lançada?
Temos várias coisas pra sair. Tá faltando dinheiro pra terminar a gravação de 5 músicas que já estão com as baterias prontas. Temos 12 pro disco novo e gravamos alguns covers. Estes estão mais adiantados. Falta voz e mixar. Mas não sei ainda onde eles vão sair. O mais provável é que saiam só no exterior. E o que tem mais certo é um CD com lados b. Esse tá mais perto ainda.

5. O último clipe foi o de "Fé nunca mais", você tinha me falado que já está sendo feito o de "Imagem é tudo, sua cabeça não tem nada", que é do primeiro cd de vocês, porque fazer o clipe de uma música não recente?
A gente decidiu pela primeira vez jogar pra torcida e usar a música da gente mais conhecida por ter sido gravada pela Pitty no DVD dela que já tem 15.000 cópias no Brasil e mais algumas em Portugal. Além do mais queremos fazer um clipe novo com a banda tocando mesmo e do disco novo, com vocalista novo, tudo novo. Então como imagem vai ser desenho animado, dá tudo bem. Quando for pra tocar mesmo, tem que ser com todos novos.

6. Ainda a respeito de "Fé nunca mais". De onde veio a idéia das máscaras, que também tem nas fotos do encarte do cd "Eu, tu, Dênis", elas possuem algum significado?
A idéia foi do Flock - baixista do Jason. Ele se inspirou em uma artista - que morreu em 2001 - da Áustria. Foi de lá que ele tirou. E se você prestar atenção por aí, tem mais gente que se inspirou nela. Com certeza total.

7. E a trilogia do eu, por que esse nome?
Trilogia do ego na verdade. Quando lançamos o terceiro cd a gente percebeu que tinha EU nos três, que realmente a gente é bem egocêntrico, etc. Daí surgiu o nome.

8. Talvez poucos saibam, mas o Jason foi a única banda hardcore, pelo menos aqui no Brasil, a lançar um cd conceitual. Como é que surgiu essa idéia?
Acho que a idéia foi do Flock também. Nosso fazedor de idéias. Talvez ele pudesse falar melhor como ela surgiu exatamente, mas ele não está mais tocando com a gente. De qualquer modo acho que todo o conceito ficou demais. Eu lembro que colaborei com os nomes. São todos referências nossas. Nome das nossas mães, coisas assim. Referências pros nossos biógrafos desvendarem quando formos tipo os Beatles no futuro.

9. E quanto ao livro "2001 : Uma odisséia na Europa", Para aqueles que ainda não o leram, o que podemos encontrar?
Poderão encontrar histórias divertidas de um grupo de rock que saiu pelo mundo tocando suas músicas, sem precisar ser cover, nem fazer concessões, berrando, tocando bem alto. Acho que é isso. Fotos pra quem não gosta de ler também.

10. Bom, Panço, agradeço pela a entrevista e deixo esse espaço pra você falar suas considerações finais.
A gente tá trabalhando bastante pra divulgar e crescer. Estamos na fase do crescer ou crescer, não tem mais outra opção. Ficar pequeno não tá rolando. Então a gente tem tentando muito mesmo divulgar os clipes. Quem quiser baixar, pode me pedir pelo msn ou baixar no site gringo: www.jason.biz.md. Obrigado mesmo ao estação. Nos vemos em Teresina pro rock.
------------------------------------------------------------------------------------------------------
De lá pra cá, o cd que ainda estava sendo gravado veio a ser lançado apenas em 2007; Panço lançou mais um livro: "Caras Dessa Idade Já Não Lêem Manuais"; Vital e Flock voltaram e o Jason continua por aí ensaiando e preparando novo material.
Acesse aqui o link para quem quiser conhece-los melhor.

0 comentários:

Postar um comentário