quinta-feira, 21 de abril de 2011

Riverdales: "Invasion USA" e "Tarantula" (2009-2010).

"Invasion USA"
Ben Foster é tão fanático por Ramones que semanas após assistir a um show deles em 86, decidiu formar o Screeching Weasel. Ainda que a influência do quarteto do Queens não fosse tão presente na sonoridade hardcore da fase inicial do weasel, o primeiro indício dela surgiu em 92, quando regravaram o clássico primeiro disco do Ramones na íntegra; o segundo veio em meio a uma das muitas pausas do grupo, quando Ben formou aquele que talvez seja seu melhor projeto: The Riverdales.
Com o nome vindo da cidade onde moravam os personagens de um desenho animado chamado The Archie Show, o Riverdales vai direto na fonte do Punk ramônico: três acordes sempre tocados com down stroking (palhetadas rápidas para baixo), batidas retas e melodias bubblegum. Porém, engana-se quem aposta que o trio é apenas uma cópia; as inspiradíssimas composições de Ben, junto as do baixista/guitarrista Dan Schaefer fazem a banda se distanciar léguas de distância dos milhares de grupos que tentam fazer o mesmo que eles em vão.
"Tarantula"
Os cinco albuns da banda são essenciais, mas vou me prender a dois em especial: "Invasion USA" e "Tarantula", respectivamente de 2009 e 2010. O "Invasion USA" marca a volta deles depois de 7 anos de ausência e traz uma interessante concepção: todas as letras foram compostas a partir de títulos de filme de terror ou ficção científica, notadamente das décadas de 50 e 60. O "índice" para se chegar a esses nomes veio de um seriado chamado Mystery Science Theater 3000. Renovada pela cuidadosa produção, a sonoridade do Riverdales não muda, mas ganha muito com a entrada do novo baterista, Adam Cargin, deixando o som mais rápido que o usual, principalmente ao vivo. A interessante dinâmica de composição e divisão de vocais entre Foster e Schaefer continua sendo o ponto alto, ficando injusto tentar escolher qual dos dois é o melhor; isso se torna mais forte ao ouvir "Tarantula", o album seguinte e continuação do Invasion, que mostra músicas mais maduras e com um senso melódico mais apurado.
Infelizmente, Ben (a.k.a Ben Weasel) meteu os pés pelas mãos recentemente se metendo a bater em duas mulheres em um show do Screeching Weasel. Como resultado, a banda inteira resolveu sair deixando Weasel com um album novo por divulgar e sem a possibilidade de um novo lançamento do Riverdales, já que a formação atual era a mesma, tirando que no Screeching, Foster é apenas vocalista. Em compensação, Dan (a.k.a. Dan Vapid) vai continuar a tocar suas músicas compostas no River, Screeching, Methadones, Mopes e Sludgeworth sob o nome Dan Vapid and The Distractions.

0 comentários:

Postar um comentário