sábado, 22 de janeiro de 2011

"Black Hole" - Charles Burns.

Publicada de 1995 até 2005, Black Hole mostra uma estranha doença sexualmente transmissível que passa a atormentar os jovens moradores dos subúrbios da cidade de Seattle nos anos 70. As consequências para aqueles que a contraem são a de sofrer estranhas mutações, sendo as mais leves passíveis de esconder, permitindo que o indivíduo ainda tenha contato social e leve uma vida normalmente; porém, com as mais pesadas, a única opção é a de se isolar da sociedade devido ao fato de se tornarem verdadeiras aberrações. Através de seu detalhado traço preto-e-branco, Charles Burns vai construindo uma narrativa extremamente sombria e densa, mostrando o drama, os conflitos e as mudanças na vida de quatro adolescentes contaminados pela tal "praga". O foco é em torno do envolvimento das personagens de Chris e Rob, um jovem casal apaixonado, cuja relação se abala no momento em que Chris se vê portadora do tal vírus, passado pra ela de forma descuidada por seu parceiro. Paralelamente temos Keith, que tem uma paixão platônica por Chris e Eliza, que conhece Keith em uma boca de fumo, vindo a se apaixonar por ele. O mesmo comportamento de risco fará Keith se contaminar ao perder sua virgindade com a experiente Eliza. Burns vai cruzando os caminhos de cada personagem, fazendo uso de flashbacks para mostrar o perfil de cada um, até chegar a amarga e bela conclusão de seus destinos.

As estórias escritas e desenhadas pelo cartunista Charles Burns são o que podemos definir como bizarras e desajustadas. Em seus contos, o modo de vida americano passou a ser visto sob a surreal ótica de alguém que passou a juventude exposta a cultura B de gêneros como o terror e a ficção científica. Nas palavras do próprio Burns: "meu pai era um cientista que queria também ser um cartunista. Então, eu tinha liberdade de ler quadrinhos sem ter alguém dizendo que eles iriam estragar minha mente; mas o resultado é que o meu cérebro se estragou...". Além de Black Hole, ganhador do Eisner Award de Melhor Álbum de 2006 e de nove Harvey Awards, estão entre seus trabalhos mais conhecidos: a capa do disco Brick by Brick, de Iggy Pop; ilustrações para fanzines da Sub-Pop (algumas inclusive aparecem no documentário Hype!) e o personagem Big Baby; cuja estória chamada "teen plague" já previa a temática usada em Black Hole.
Circulam rumores que uma adaptação para cinema iria sair, com David Fincher na direção, mas nada confirmado ainda. Até que a idéia poderia ser bem executada, tirando por base este ensaio fotográfico do ano passado reproduzindo as fotos de anuário trazidas na HQ.
Aqui no Brasil é possível encontrar a série compilada e dividida em 2 volumes pela Conrad: "introdução à biologia" e "O fim".

0 comentários:

Postar um comentário